Cultura Politica Tecnologia

17 de junho de 2008

VIA DIGITAL FECHA NEGÓCIO COM PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO

Olha que notícia interessante. Eu me formei ouvindo quase que diariamente informações sobre o ViaDigital, um projeto tocado na UFSC por um cara que é meu vizinho (mora aqui no condomínio) e foi meu professor, o Delucca. Tinha um colega na minha sala (o Jonatas) que trabalhava com o Delucca no ViaDigital.

O Projeto VIADIGITAL www.viadigital.org.br vem estimulando e aproximando as prefeituras, estudantes, universidades e empresas do setor de TIC, em torno da oferta de soluções de software livre para as prefeituras. A intenção do projeto
é fortalecer o desenvolvimento tecnológico, a geração de oportunidades de negócio, de emprego e renda, de capacitação e informação, e de evolução dos softwares de gestão para os municípios.

A parceria tem como proposta incorporar no Portal do Software Público Brasileiro www.softwarepublico.gov.br a experiência do projeto Via Digital na relação com
os municípios brasileiros, atuando de forma integrada, articulada e cooperada. O Professor De Lucca, da UFSC, considera que o acordo será extremamente útil porque permitirá ampliar a aproximação da comunidade acadêmica e de software livre com os problemas da informatização das prefeituras e, ao mesmo tempo, fornecer para os gestores públicos municipais uma referência inequívoca para a busca de soluções sólidas e seguras visando a melhoria do atendimento da população.

A proposta surge em função da necessidade interna do setor público buscar cada vez mais soluções para compartilhamento, colaboração e cooperação, com objetivo de diminuir os esforços redundantes, reduzir os custos similares, reaproveitar as soluções existentes, aumentar a produtividade e usufruir dos benefícios de ações cooperadas, atividades que o Portal do Software Público vem cumprindo na prática.

De Lucca complementa dizendo que o grande beneficiário será o empreendedor
local, aquele que presta serviços para pequenas prefeituras, pois ele também
terá segurança na adoção de softwares públicos disponíveis no portal SPB
e terá as comunidades virtuais e o Mercado Público Virtual www.mercadopublico.gov.br como parceiros de negócio.

O acordo faz parte da iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia
da Informação - SLTI, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de incentivar o uso das soluções disponíveis no Portal pelas prefeituras brasileiras, com o propósito de apoiar a modernização da gestão municipal.
Esta notícia eu recebi por e-mail, pela newsletter do Portal do Software Público Brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

What's up, just wanted to say, I loved this article. It was inspiring. Keep on posting!

Here is my web-site ... コーチ

Adsense

RSS

Fique a vontade

$$$