Cultura Politica Tecnologia

15 de janeiro de 2008

Cadeião, São Pedro de Alcântara e Pica-Paus demagogos.

Antes que confundam nomes e pessoas por causa do título do meu blog (Cirque du Lelé), sou Filipi e herdei o apelido "Lelé" de meu pai, Salézio. Meu pai é político e bastante conhecido por todo o estado e é carinhosamente conhecido como Lelé por seus eleitores e amigos. Devido a alta incidência do nome dele por aí acabei ficando conhecido também como Lelezinho ou simplesmente Lelé. Os textos e idéias expressas aqui são de minha autoria e em algumas vezes podem ir em desencontro às de meu pai. Não confunda nem atribua a ele as coisas que escrevo.
Quem me conhece pessoalmente sabe que sou natural de uma cidadezinha vizinha a Florianópolis chamada São Pedro de Alcântara. Se você está pensando "hmm, já ouvi falar desse lugar", deve ser das aulas de história de Santa Catarina - São Pedro é a primeira colônia alemã de SC .

Pois bem, o Governo do Estado (por intermédio do senhor Luiz Henrique da Silveira e do não menos insano senhor Ronaldo Benedett) teve a infeliz idéia de colocar um centro de triagem prisional na quirida São Pedro. Esse centro de triagem, sendo "carinhosamente" chamado de "Cadeião" - diferente do presídio de segurança máxima que existe hoje na cidade - vai levar para lá infratores de todo o tipo e, pela natureza das suas funções - também diferente do presídio de segurança máxima - vai criar um ambiente bastante hostil e inseguro para a pacata população alcantarense.

A criação desse estabelecimento em São Pedro de Alcântara é inconstitucional pois a cidade não é sede de comarca. Mesmo assim os desvairados donos do poder estadual querem a todo custo empurrar à São Pedro essa mancha, provavelmente pelo baixo impacto eleitoral que terão (São Pedro possui algo em torno de 4 mil eleitores, muito diferente dos milhares eleitores das cidades de São José, Palhoça e Florianópolis).

Todo esse "rolo" tem dado o que falar, e um dos apoiadores da causa tem sido o jornalista Carlos Damião. Discussões calorosas tem acontecido no blog dele, que está sendo um dos principais meios de levar a público o que está acontecendo em São Pedro.

Há pouco Damião colocou esta nota no seu blog:
"Outra fonte me garantiu, ontem, que o governo está perto mesmo de desistir do cadeião em São Pedro de Alcântara. Mas a fonte também me informou que certas autoridades estão furiosas, porque consideram o povo de SPA muito "atrevido e encrenqueiro". Ora, pois, que elas [as autoridades] saibam: quem governa de costas para o povo recebe, no devido tempo, o devido castigo. [E nem sou eu quem diz isso, é Maquiavel, numa tradução minha para um português bem objetivo]."
Eu já havia criticado por um comentário naquele blog a agitação que os políticos da minha cidade tem feito. Em especial o senhor Ernei Stahelin, prefeito da cidade, e o senhor Roberto Stahelin, vereador. Acontece que ambos são do PMDB, que por mera coincidência é o mesmo partido do senhor governador.

Veja só como funciona as coisas. Os peemedemistas de São Pedro (carinhosamente conhecidos na cidade como Pica-Paus) não dialogam com os peemedebistas do governo estadual. Seria falta de poder político ou amadorismo dos alcantarenses? Bom, tanto faz. E num ato demagógico de heroísmo politiqueiro e populista se amarram em correntes no local onde pretendem construir o "Cadeião", usam o povo, que leva suas crianças pra rua para ostentarem cartazes para tirar foto pro jornal, se dizem os defensores da cidade.

Mal percebem o problema que podem estar fazendo. A nota postada no blog do Damião deixa claro que os peemedebistas do estado estão furiosos. Mas é obvio que não é com o povo e suas manifestações. Eles estão cansados de ver pessoas fecharem a SC401 em frente ao centro administrativo cobrando ações. Não se irritariam pela manifestação feita em São Pedro. Estão furiosos mesmo é com o governo alcantarense, que imaginavam ser seus aliados, colegas de partido e de ideologia. Estão furiosos porque jogaram a administração estadual contra o povo e contra a mídia sendo que poderia haver outras vias de negociação. Mas como as eleições estão aí, nada como um fato populista de relevância para mostrar para a população que os Pica-Paus "estão do lado do povo".

Acho interessante ressaltar que não considero ilegítmo o fato dos Pica-Paus agitarem a população para impedirem o Cadeião. É uma das formas mais efetivas de se obter o sucesso político (Lula e o PT que o diga). Deu resultado sim e o governo está dando pra trás com sua idéia maluca de fazer em São Pedro o centro de triagem. Mas me envergonho em ver os representantes políticos de São Pedro "usarem" o povo descaradamente num ato politiqueiro, me envergonho em saber que os detentores legítimos do poder público municipal não tem poder e influência nenhuma com seus colegas de partido.

Coloquei o "estão do lado do povo" entre aspas porque tenho medo da represália que pode vir por parte do governo estadual, uma vez que São Pedro não gera renda o suficiente para manter os serviços básicos oferecidos pela prefeitura - necessitando sempre da "ajuda" dos governos do estado e da federação. Um simples corte de recursos pode comprometer todos esses serviços que, como na maioria das cidades desse meu Brasil, não são suficientes nem satisfatórios. O feitiço pode virar contra o feiticeiro e o que eles dizem hoje ser pro bem da população (sair e fazer agito em frente as câmeras da imprensa) pode se tornar a fonte da falta de recursos, por uma simples guerra de egos política.

Mais uma vez, não acho o ato ilegítmo mas acho que existiam outras formas de se resolver o problema sem por em risco os serviços oferecidos ao povo.

E cagada feita é cagada que deve ser assumida. Espero que o povo alcantarense não sofra mal algum e que justiça seja feita nas próximas eleições. Só penso que São Pedro precisa de homens mais fortes para resolver os problemas políticos da cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nem percebebemos que você é oposição. Obviamente por estarem em uma posição de destaque, as lideranças serão criticadas, fato.

O que envergonha é a obviedade da falta de neutralismo nessas suas opniões. Quando você acusa alguem de ser populista ou de agir com intenções eleitoreiras o minimo que voce precisa dar são argumentos. Acusações sem seriedade somente mostram a falta de carter ou seria falta de inteligencia? Minha opniao? Nao é falta de inteligencia.

Quando voce peida (porque quem diz cagada nao fala, mas peida) que as coisas poderiam ser resolvidas de maneira diferente, diga como poderiam ser resolvidas, ou faça o que voce acha o correto. Em vez de ficar em casa peidando com os dedos para escrever bobagens, levante as nadegas da cadeira e aja em favor da sua comunidade.

Adsense

RSS

Fique a vontade

$$$