Cultura Politica Tecnologia

16 de janeiro de 2008

Tréplica - Cadeião, São Pedro de Alcântara e Pica-Paus Demagogos

O comentário anterior que fiz sobre o Cadeião em São Pedro e as manobras políticas feitas sobre o fato gerou uma certa repercussão após o jornalista Carlos Damião colocar uma nota no seu blog, fazendo um link para o meu texto. Não imaginava que seria diferente se o texto se tornasse visível a alguns. Vou transcrever aqui alguns comentários feitos até agora e comentar os recados que acho que merecem tréplica.

1) João Marcos Emerenciano
Filipi é filho do ex-prefeito Sr. Salézio, que estava no poder quando foi instalado nesta bela cidade o presídio de Segurança máxima do Estado. E para a construção deste, não foi realizado nem sequer uma audiência pública, quando vimos estava lá instalado o maior presídio de segurança máxima do Estado. As manifestações contra o Cadeião não partiram das autoridades constituídas. A revolta partiu da população! E me lembro muito bem, quando começamos o movimento convidando todas as autoridades, Prefeito, Vereadores, Vice-prefeito, Líderes para unirmos força independente de ideologia partidária, pois sabíamos que somente unidos teríamos força contra o Estado. O dinheiro utilizado nas manifestações partiu de pessoas que amam a cidade, nada de apoio financeiro dos políticos,tanto da direita quanto da esquerda. Então posso afirmar que as manifestações partem da população, não há manobra, o povo é convidado vai quem quer, quem ama o município e é capaz de botar a cara a tapa.
Como disse no início do texto de ontem, não respondo pelas ações de meu pai nem ele responderá por estas idéias que transcrevo aqui. Mas já imaginava que de cara fariam a ligação com o meu pai e a Penitenciaria de Segurança Máxima instalada lá em sua gestão.

Discordo com sua colocação. A instalação da penitenciária gerou muita discussão na sociedade sim. Eu estudava em São Pedro ainda nessa época e lembro-me muito bem das discussões na escola e no bairro. Até carros de som falando sobre o assunto circulavam no município. A construção da Penitenciária foi defendida pelo meu pai (e eu sempre o apoiei neste caso), devido a série de benefícios que esta iria trazer, e ele - usando sua força política e de negociação - impôs muitos limites e exigiu contrapartidas do estado, que na época era governado por Esperidião Amim (detalhe, eles não eram do mesmo partido). Entre essas contrapartidas estava pavimentação asfáltica da SC 407. Amim e meu pai deixaram seus cargos com o projeto do asfalto da SC 407 pronto e com orçamento separado para a obra, mas o que fez o PMDB ao assumir? Cortou a verba. Depois que o PMDB assumiu a prefeitura de São Pedro de Alcântara o que aconteceu? 3km de asfalto, sempre em época de campanha. Curioso, não? Você não acha que está faltando força política aí? Eu acho.

Eu nunca fui contra da Penitenciária. Já sobre o Cadeião, sou contra pela natureza de suas funções, que diferem. As regras da Penitenciária de Segurança Máxima são muito mais rígidas e o esquema de segurança muito mais forte que as do Cadeião. A Penitenciária gerou vários empregos na cidade (a maioria deles assumidos pelos próprios Pica-paus, já que praticamente desde a criação da penitenciária, vem sendo gerida pelo PMDB e sua equipe), movimentou a economia da cidade, principalmente com as visitas aos presos. Mudou muito de leve a cara do povo de Santa Teresa (o bairro onde fica a Penitenciária) e não criou favelas.

Aliás esse negócio das favelas já era comentado na época em que se discutia a instalação da penitenciária. Meu pai tinha uma solução bem prática, que pelo visto foi adotada pela gestão de Ernei: olho aberto e punho firme. Para se construir no município precisa-se de liberação da prefeitura, é simples: encontrou-se uma instalação irregular, "derruba-se" antes que alguém possa morar nessa instalação. Está na lei e se acontecer desta forma não existirão favelas em São Pedro. Com o Cadeião a pressão aumentará e o município talvez não dê conta de fiscalizar e conter a demanda. Com a Penitenciária já há trabalho suficiente e seria negativa a inclusão do Cadeião neste caso.

Algumas caras novas apareceram no bairro, mas a maioria delas alugam imóveis dos alcantarenses (mais movimentação da economia) e não tenho percebido algazarras por parte destes novos moradores.

2) João Marcos Emerenciano
Novamente repito, o movimento "FORA CADEIÃO!!!" surgiu de líderes comunitários que assionaram as autoridades para unir forças. Juntamos a igreja, a população e as autoridades políticas da direita e da esquerda. Mas há políticos que tem a mente fechada e pensam que este movimento trata-se de um marketing político, então, convido, venha se promover também, as portas e os microfones continuam abertos a todos, continuamos precisando de mais força. Graças a Deus que existe pessoas que estão comprando a briga, que não se vendem, que não negocião a liberdade. Está, não tem preço!!Preferimos não termos obras realizadas daqui para frente, mais ganharmos a guerra contra o Cadeião. Juntou-se neste movimento partidos da direita e esquerda em prol de um objetivo comum, como nunca foi visto nesta cidade, posso dizer no mínimo, que foi emocionante ver e ainda continuar vendo, divergências políticas deixadas de lado em pleno ano eleitoral, para focar em um objetivo comunitário e não pessoal.
Nunca afirmei que o movimento é puramente marketing político, sei que é para atender a vontade da maioria, mas estão se aproveitando do movimento para fazer marketing. Tenho certeza absoluta que este movimento será usado como marketing político nas eleições deste ano.

E atendendo ao teu convite, brado contigo novamente: FORA CADEIÃO! Na minha condição (explico-a melhor no final do texto onde comento a colocação da Maria Ida Lohn), faço o que posso. Tentar a expor a fraqueza e inconsistência do governo estadual por meio de comentários no blog do Damião foi uma das formas de tentar ajudar e desarticular nosso "inimigo", o governo do estado, com essa idéia maluca. Mas da mesma forma como critiquei Luiz Henrique, não deixaria de criticar o Ernei e os Pica-Paus que, na minha concepção, estão tomando atitudes politicamente arriscadas.

3)Jacó Manoel Emerenciano
Em nenhum momento o povo está sendo usado, como foi comentado por Filipi. O povo de São Pedro de Alcântara não é ingênuo, ou ignirante, como o nobre autor se refere, sabe dos prejuízos que trará ao município, sabe o que quer e faz o que pode para chamar a atenção das autoridades Estaduais. É uma pena achar que se pode manobrar o povo de São Pedro desta maneira. O nobre autor está pensando como os Secretários que acham que São Pedro de Alcântara não sabe se defender, não sabe o que é bom, isto é preconceito menosprezar o povo deste jeito. Se não fosse estas mainifestações não conseguiríamos deter esta construção. Quero ressaltar ainda, que todas as decisões de minifestos, são idealizadas em reuniões, em audiências com a comunidade. Não gostei do comentário em seu Blog, Filipi, estamos lutando como podemos para que não venha o Cadeião , não estou nem aí para as eleções, e não quero que estas manifestações sejam entendidas como polítiqueiras, faço o que posso.
Como disse no texto de ontem, não considero ilegítimo os atos praticados pelos Pica-Paus. Pelo contrário, é um ato de coragem, de homens bravos. Colocar-se contra seus próprios aliados não é uma tarefa fácil para um político, mas exprime a fraqueza política dos mesmos. Ou o governo do estado é muito fechado (não duvido disto e já havia falado sobre num comentário no blog do Damião) ou os políticos estão mau de contatos e com dificuldades de conversar com seus próprios colegas de partido. E política, é acima de tudo, conversa e negociação pelo bem da maioria.

Jamais quis dizer que o povo de São Pedro é manobrável, muito menos ignorante. Confesso que minhas palavras foram mal colocadas e deixou que fosse interpretado dessa forma. Mas tenho certeza que estes atos estão e serão massivamente usados como arma política nas próximas eleições. Usando-se da bravura de muitos alcantarenses (e da sua própria bravura, não posso negar), estão posicionando-se a frente do movimento e com certeza após julho, quando começarem as campanhas, estarão clamando-se os defensores do povo, quando na verdade estão sendo fracos (porém corajosos) pra defendê-lo.

Repito acho legítimo e de muito valor o ato deles. Eles estão sendo pagos com o nosso dinheiro para defender os nossos interesses (quando digo nossos, digo da maioria). O nosso interesse é não instalar o Cadeião. Eles estão atingindo o objetivo. Se não tiveram poder de negociar com seus colegas, deveriam usar outras ferramentas para isso (pois é o dever deles, pagamos impostos para isso) . E assim o fizeram, movimentaram o povo, surtiu efeito, que bom, mas ouve desgaste político e isto pode ser crítico no futuro.

Vale lembrar que o trabalho de um político não é só sentar na cadeira, ouvir reclamações da sociedade, pavimentar ruas e reservar verbas para manter funcionando escolas e postos de saúde. O prefeito e os vereadores são pagos também para relacionar-se com deputados, governadores, outros prefeitos e vereadores, etc. e, usando esses contatos, negociar leis e verbas para atender aos interesses do povo. Pelo visto esta parte do trabalho está bem fraca.

4)Solane Medeiros
Os cortes do governo federal e Estadual não nos interessam, não temos medo de represálias, sabemos da inconstitucionalidade disto, se assim o fizerem, somos capazes de dissernir entre o certo e errado. Quando autor do Blog comenta "Estão furiosos porque jogaram a administração estadual contra o povo e contra a mídia sendo que poderia haver outras vias de negociação", foi o Estado por meio de comentários autoritários de seus Secretários, que começou a intriga com o "POVO ALCÂNTARENSE". Não estamos nem um pouco preocupados se estamos deixando a adminsitração Estadual furiosa, pois brigamos pelo nosso Direito Constitucional, não somos capacho. O prefeito várias vezes tentou marcar uma audiência com o Governador, sem sucesso, um verdadeiro desrespeito com o povo e não somente com o prefeito. Acho que estamos no caminho certo não há como negociar a liberdade! Não aceitamos nada em troca. Só queremos uma coisa Fora Cadeião! Já que não somos ouvidos e uma forma então ouvirão de outra forma.
Ah, os cortes interessam sim. Pelo menos a mim interessam. Eu não gostaria nem um pouco de chegar no Posto de Saúde lá em Santa Teresa e me mandarem ir pro Hospital Regional em São José porque não há verba para pagar o salário dos enfermeiros ou comprar medicamentos.

E se o Ernei não conseguiu marcar uma audiência com o governador, faltou força. Ironizando um pouco, talvez ele devesse jogar um pouco de golfe para se enturmar. Deixando brincadeirinhas de lado, imagino que o prefeito não perderia seu tempo dedicando-o a coisas que não são do interesse de São Pedro, assim como faz vergonhosamente Luiz Henrique. Mas ele precisava mostrar a inconstitucionalidade do cadeião pra todos os seus colegas de partido e de coligação. Alertar ao governador, secretários, prefeitos de cidades vizinhas com mais "poder de voto" o fato teria proporções políticas drásticas como as que estão ocorrendo agora.

5) Maria Ida Lohn
Caro Damião, discordo dos comentários feitos pelo autor do Blog, Filipi, pois este, não pode ter uma visão de como as coisas começaram tendo em vista que não se fez presente na comunidade no momento e caso tente narrar como tudo aconteceu, será por meio de outras pessoas, através de uma visão míope, distorcida pela questão política partidária. As manifestações não foram conduzidas pelo governo de São Pedro de Alcântara e sim pelos Líderes, que não visam cargos políticos, mas que estão "de olho" no que as autoridades estão fazendo. Estamos cientes que movimentos deste tipo atraí pessoas, principalmente alguns políticos que querem se promover, fazer o que? Não podemos impedir. São autoridades, precisamos deles. Mas as portas e os microfone estão abertas para quem se solidarizar com esta causa e ajudar. O movimento é do povo e cada uma pode se manifestar como quer. Ajudar como pode. Ainda não ganhamos mas continuaremos lutando, até que se defina outra cidade para a construção do Cadeião.
Este comentário é um tanto pessoal mas não me importo em respondê-lo. Você se engana dizendo que não estou presente na comunidade e tenho uma visão míope dos fatos. Estou em São Pedro todas as semanas e me relaciono com o pessoal de São Pedro praticamente todos os dias. Infelizmente não há universidade em São Pedro, nem emprego para as aptidões que tenho (e infelizmente ainda não tenho capital suficiente para montar em São Pedro uma empresa, como almejo num futuro não muito distante, gerando emprego para muitos, como fez meu avô).

Devido ao alto custo de locomoção de São Pedro à Florianópolis, para que eu pudesse manter meus estudos e conseguir a minha renda, ficou mais viável que eu fincasse morada em Florianópolis durante os dias de trabalho. Mas todo final de semana estou em São Pedro (e alguns dias de semana também), com exceção dos dias em que viajo a trabalho, pois como todos podem perceber pelos outros textos do meu blog, também trabalho com cultura, mais especificamente com música.

Cada um leva a vida como pode. Mas saiba que o sangue alcantarense corre em minhas veias e jamais abandonarei minhas origens. Quem sabe se os pica-paus fizessem melhor o trabalho político deles e agilizassem a pavimentação da SC 407, os custos não baixariam e me permitiriam passar também as noites durante a semana em São Pedro, ein? Eu ajudo a pressionar as autoridades, como tenho feito há bastante tempo.

Minha visão, minhas idéias e a forma como as expresso tem muita relação com minhas orientações políticas. Continuo achando fraca a atuação política dos pica-paus no caso do cadeião. E reafirmo que precisamos de homens fortes em São Pedro. Não retiro nada do que disse e reafirmo FORA CADEIÃO!

5 comentários:

Unknown disse...

Poh lelé, eu não esperava ler isso! Uma pessoa com 3º grau, bem empregado e inteligente, não deveria escrever tanta "bobagem" assim. Mas tudo bem!
È lógico que o caso do cadeião deverá ser utilizado na campanha política, afinal, é um bem que ele esta fazendo para o povo, assim como o asfalto da SC 407 (que iniciou), como a torre de celular, tirou o DDD das ligações, inaugurou um posto de saúde, enfim .....acho que tudo isso deve ser usado sim, durante as eleições.

Espero que não fiques chateado com meu comentário. Abraços,
Claudionei

Anônimo disse...

É fato e notório, como as pessoas que aqui postam comentários sobre o exibido no blog de meu irmão, associam diretamente a oposição partidária de nosso pai. Tomo como lamentável, pois se estabelece de primeiro momento um entrave quanto à discussão, querendo responsabilizá-lo por atitudes tomadas naquela gestão por nosso pai.
Bom, não quero acender ainda mais essa discussão. Mas somente fazer algumas ressalvas.
NÂO!! Não queremos o “cadeião” em são Pedro de Alcântara, assim como todos vocês também não querem, e toda manifestação para deter essa obra é válida, inclusive se acorrentar a ponte que dá acesso ao local da obra, como feito pela população. Nossa opinião a respeito disso é clara e indiscutível, FORA CADEIÃO!!!
Certo!! Então estamos de acordo e posicionados do mesmo lado da batalha. Ok?
O que foi questionado nas palavras do Filipi, é a falta de articulação política pela parte municipal. Eu vou tentar, usando outras palavras, usar modelos práticos pra poder colocar o que o Filipi questionou.
Bom, num jogo de futebol, as “armas” são chuteira, caneleira, meião etc. São equipamentos pra melhorar o conforto do jogador e auxiliar nas jogadas. Certo? Numa competição de esgrima, as armas são as espadas (sem corte, e maleável) e proteção para o corpo.
Jogar uma partida de futebol, em empunhando um taco de basebol para acertar os adversários, ou competir esgrima com um canivete, é NÃO USAR AS ARMAS CERTAS! é infringir as regras.
No jogo político, as armas são: o poder de persuasão, a articulação política, o poder sobre influências, gerência de grupo, força nas decisões, e qualquer outra “arma” usada nesse jogo, é jogar fora das regras.
No caso exibido por Filipi no seu blog ele questiona o porquê a administração municipal não utilizou das armas adequadas para entravar essa luta, e concluiu que é falta de força política. Uso como exemplo besta a seguinte situação: Se o presidente da república pedisse pra não construir o cadeião em São Pedro de Alcântara, não seria construído e ponto final. Isso é exemplo de força política. Se nosso prefeito não consegue nem mobilizar deputados estaduais e federais a ele aliados, para marcar uma simples audiência com o Governador, eu concordo com meu irmão, É FALTA DE FORÇA POLÍTICA.
E reafirmo, não estamos discutindo aqui sobre a construção ou não do cadeião. Nenhum munícipe que preze quer uma instituição criminal na sua cidade. FORA CAIDEIÃO SIM! Mas que a gestão municipal deveria usar outras armas para impedir a construção, fazendo-se valer através de manejo político, sim, deveria!
Quando o povo, indignado com a autoridade do governador e seus secretários se mobilizou contra, e pediu o auxilio da gestão municipal, esta deveria utilizar-se das armas certas pra entravar essa batalha, e não utiliza-se dos meios de comunicação como jornais e TV, promovendo a si próprio, e nada mais. Simplesmente participar. Gerir uma município desta maneira é fácil. É deixar que o povo faça e as coisas e na hora de aparecer na TV, da às caras para mostrar que está no comando da cidade.
Em Resumo, concordo com meu irmão Filipi. Ele está correto em seu questionamento, e lamento que algumas pessoas mantém os olhos tapados, e não conseguem enxergar nada em frente aos olhos, jogando sujo com comentários que diz respeito a gerencia política passada de nosso pai.
Se não sabe brincar não brinca! Se for pra discutir e argumentar que seja com fatos atuais que venham a somar no caso, e não comentários banais politiqueiros, ofensivos.
Questionamos dessa maneira a administração municipal, que é publica, e passível de questionamentos de suas atitudes. E gostaria que o povo, ao se referir ao Filipi, o julgasse pelo que ele é, não pelo que fez, ou deixou de fazer nosso pai. Até porque, se fosse dessa maneira, haveria mais elogios do que críticas, em comparação com a atual administração municipal que até então deixa a desejar.
Ta dito!

Anônimo disse...

Ao Claudionei!
Eu acho que todo comentário vem a somar nessa discussão, desde que bem argumentado como o seu. Mas eu não estou feliz ainda com a administração que fez 3 km de asfalto (sendo que o projeto para a execução e o dinheiro para tal, nosso pai juntamente com o Esperidião Amim (então governador) com o projeto, deixaram em caixa, porém não tiveram tempo para executá-lo, e lhe digo q é a maio "paixão" do nosso pai não ter concluído tal beneficio para o população. Agora 4 anos se passou, e somente 3 km foi feito. Não é motivo pra estar feliz.
Uma torre de celular. Certo. Precisamos, e parabenizo a adm municipal, se foi instalada por intermédio desta. Porém critico também que ela deveria funcionar direcionada para o povo, e não para o mato, pois lá em casa e em muitos locais de Santa Tereza não funciona.

Usar as benfeitorias para se promover na política, é uma prática comum, porém não tão ética, pois os administradores estão sendo pago com nosso dinheiro pra isso. É o trabalho deles, e usar o nosso dinheiro pra se promover, eu não considero ético, tanto quanto utilizar-se dos meios de comunicação, no caso do cadeião, sendo que a articulação política poderia resolver.
Mas cada um joga com o que tem, e como sabe jogar, mesmo que não seja as “armas” adequadas a ocasião.

Anônimo disse...

Infelizmente, as pessoas sempre misturam tudo. Não é à toa que sempre falam: política, futebol e religião não se discutem. Se discute sim, mas com respeito! O que, em muitos casos, não acontece.
Concordo plenamente com meu amigo Lelé: tá faltando força política no lado dos pica-paus. Santo Amaro está passando pela mesma coisa. É vergonhoso ver minha cidade às moscas, devido às péssimas decisões administrativas. Falta conversa com os líderes, com o governador, porque política se decide assim! E, pelas fotos no golfe, percebe-se que nosso governador não tem tempo pra isso.
Concordo sim que a maioria dos políticos agem em seu benefício e parabenizo ao pai Lelé por ter pensado no presídio em benefício da comunidade (já que pra uso pessoal, convenhamos, não foi nada positivo).

Anônimo disse...

o q surgio em santa teresa em 3 meses, foi muito mais q em 8 anos com o mandato dos ganço!!!!
o q adianta faser asfalto e não pagar?
isso aconteceu no mandato dos ganço
são pedro ta crescendo sim

Adsense

RSS

Fique a vontade

$$$