Cultura Politica Tecnologia

2 de janeiro de 2008

Listinha

É praxe no final do ano as pessoas começarem a fazer o balanço do ano que termina, isto é, relembrar o que ocorreu de bom e quais são as esperanças para o ano que está por vir. Uma listinha bem legal foi organizada pelo Marquinhos Espíndola, da coluna Contra-Capa, do DC e está acessível aqui no blog dele. Ele reuniu alguns colegas de respeito da crítica musical catarina e juntos mostraram as melhores bandas de 2007, com destaque pra Maltines, Aerocirco e Daca (Da Caverna esteve figurando entre as melhores segundo Antônio Rossa, do blog Transitoria.mente... valeu o reconhecimento meu querido!).

Mas como o assunto bandas catarinenses está em alta em várias outras fontes além dessas que citei (vide Contra-Capa do DC de hoje, blog Mundo 47, etc) eu vou comentar sobre uma outra listinha, totalmente nada haver com essa daí. Encontrei ela no EDS Next Big Thing Blog e fala sobre as previsões para 2008.

Esse blog é o único de respeito mantido pela EDS, a multinacional americana líder em terceirização em infra-estrutura de TI, e o meu colega Charlie Bess comentou bem as tecnologias promissoras para o ano que está começando. Entre elas, duas eu assino embaixo do que ele disse.

1) A redefinição do mercado de dispositivos móveis - a revolução anunciada a vários anos deve começar a tomar um formato mais concreto, principalmente pelo grande avanço e pelo absurdo investimento que todos têm feito nesse nicho.

2) O avanço das redes pessoais (conhecidas como PAN - do inglês, Personal Area Network), onde todos os aparelhos estarão se conectando uns com os outros e trocando dados: celular com carro, com computador, com relógio, com TV, com o "escambau". Com o advento da nova versão do Bluetooth as coisas devem ficar ainda mais interessante.

Há muito mais na listinha do Chalie. Dê uma conferida.

Prevejo também um salto grande na automação residencial (meu amigo Angeloni que, espero, terá muito trabalho neste ano), onde os eletrodomésticos e outros dispositivos da casa "conversam" entre si fazendo com que você tenha todo o controle do seu lar com o leve pressionar de uma tecla do seu celular ou PDA. Eu já estou planejando a automação da sonorização e iluminação da minha casa. Muita gente fará isso também. E o ser humano ficará cada vez mais gordo, mas gastará menos tempos com coisas que alguns relés podem resolver.

Nenhum comentário:

Adsense

RSS

Fique a vontade

$$$